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Joelhos mais funcionais: uma proteção para seus clientes

Texto adaptado de Dave Gottfeld BS, FAFS

Eu sempre fui uma pessoa muito curiosa, que gosta de questionar. Quando menino, era cativante, mas quando adulto, fazia com que muitos médicos coçassem a cabeça. Deixe-me explicar. Meu pai recentemente teve uma Lesão no joelho e fez uma reposição no joelho. Minha pergunta ao médico foi porque aquele joelho em particular se debilitou antes do outro.

Ambos os joelhos têm 74 anos e, se apenas mudamos a parte, o mecanismo ou o desequilíbrio ainda não estariam lá? Ele coçou a cabeça e disse “sim”. Existem momentos que precisamos mudar a parte, mas se nós queremos verdadeiramente corrigir o problema, então precisar entender o “porquê”. Esta pode ser uma “Caixa de Pandora”, mas se nosso objetivo é ajudar os clientes, então é um caminho que precisa ser seguido. 

Meus clientes aprenderam que quando eu os imito andando e coloco band-aids no joelho representando seus ligamentos, eu estou tentando entender o estresse que causou a lesão. Se nós formos capazes de entender a posição do desconforto e ver as interrelações de todas as partes da articulação do joelho, então podemos propor uma estratégia única para fortalecer o joelho em função.

Entendendo o funcionamento do joelho 

Para começar um programa de reabilitação do joelho bem-sucedido, nós devemos entender primeiramente que o joelho é uma articulação dependente e reativa. Ele reage com as forças transferidas do pé e do quadril. 

A articulação do joelho é formada de dois ossos – o fêmur e a tíbia. Não é só uma articulação dobrável, mas uma articulação que deve ser capaz de se mover nos três planos de movimentação. Se não, compensações e desgastes anormais ocorrerão. 

A extremidade proximal do fêmur se liga ao acetábulo para compor a articulação do quadril. Qualquer músculo ligado ao fêmur afetará diretamente o joelho e o quadril. A tíbia fica acima do tálus na articulação do tornozelo. Qualquer músculo que se prenda à tíbia, afeta diretamente o pé e o joelho. Com o entendimento desses relacionamentos, nós podemos aplicar uma quantidade adequada de estresse no joelho para criar uma estabilidade dinâmica. 

Quando muita carga é aplicada no joelho, ela se compensará e mudará o sequenciamento ou o tempo. Dessa forma, todo o material tem que estar no lugar certo, no momento certo, com a quantidade certa de carga.

Como diagnosticar a disfunção

Encontrar a causa da disfunção no joelho é semelhante a uma caçada. Pergunte ao seu cliente:

 “O que você pode fazer?”

“O que você não pode fazer?”

“O que você precisa para ser capaz de fazer?”

Isso lhe dará algumas dicas importantes. 

Por exemplo, uma das minhas clientes veio em recuperação de uma cirurgia de menisco no joelho direito. Seu fisioterapeuta estava preocupado que ela não tivesse a extensão terminal do joelho na caminhada. Enquanto observava a sua caminhada, percebi que seu corpo parecia menos eficiente durante a fase de equilíbrio da perna direita em comparação a perna posta. Ela contou que sentiu como se seu joelho direito estivesse estável e desalinhado no momento que ela encostou o pé no chão.

Assim, eu a coloquei na posição do passo direito, o que chamamos de “RXX” ou pé direito à frente, neutro no plano frontal, neutro no plano transversal. Ela mesmo escolheu a distância, o que não causou dor, mas também não lhe deu equilíbrio. A falta de equilíbrio e de força em uma posição e/ou com o movimento. Nosso corpo naturalmente compensará a fim de encontrar estabilidade. Nesse caso, seu problema de desempenho correspondia à sua queixa de instabilidade. 

Muitas vezes a fraqueza em uma perna pode forçar a outra perna a trabalhar mais, interrompendo o tempo. Quando elaboramos uma estratégia, queremos começar com pequenos sucessos e, em seguida, aumentar devagar o desafio com base nas necessidades do cliente. 

No caso desta minha aluna, pedi a ela para que desse um passo de 4 polegadas com a perna direita para aumentar a carga na perna esquerda, ajudando na estabilidade. Para limitar o movimento no joelho direito, fiz com que ela colocasse em prática uma condução do joelho tendo o movimento que ela havia alcançado anteriormente (para frente), anterior-medial (para frente à para esquerda) e anterior-lateral (para frente e para direita) alcançado. Nós progredimos incorporando os maiores grupos musculares dos quadris, usando a condução pélvica. Conduzindo a pélvis em todos os três planos – anterior e posterior, lateral direito e lateral esquerdo, e rotacional direito e rotacional esquerdo – nós desafiamos a posição com uma quantidade apropriada de carga. 

Após estes primeiros sucessos, o joelho direito da minha cliente parecia mais estável e a caminhada mais eficiente. Dessa forma, ela logo descobriu que este era apenas o ponto de partida.  

Como o treinamento pode beneficiar 

A vida é feita de variáveis e obstáculos. Nós a desafiamos constantemente ao modificar seus agachamentos, aumentando a força do passo, velocidade e direção. O Treinamento integrado ou treinamento funcional propicia desafios constantes aos clientes. E, dessa forma, eles possam ter pequenos sucessos diários e um processo de reabilitação ou performance muito melhor.

Assim, o questionamento é o mais importante. Personal trainer e fisioterapeutas precisam ouvir as necessidades e desejos dos nossos clientes. Dessa forma, podemos criar estratégias criativas para ajudar os joelhos dos clientes serem mais funcionais. 

 

Quer saber mais sobre joelhos e reabilitação? Então dá uma olhada nessa série de artigos que preparamos em nosso blog: Dor no joelho 1, Dor no joelho 2, Dor no joelho 3. 

 

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