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O que a ciência nos diz sobre as últimas alegações com relação aos suplementos para perda de peso (Parte 3)

Chegamos na terceira parte do nosso artigo, espero que estejam gostando. Agora as perguntas são:

1. A perda de gordura pode ser impulsionada pelo ácido linoleico conjugado?

Talvez. O ácido linoleico conjugado (CLA) é promovido como um agente anti-obesidade. Estudos sugerem que ele aumenta o gasto energético, a oxidação de gordura, a lipólise (a desmontagem de gorduras) e reduz o apetite. Uma pesquisa mais recente mostra que a suplementação de 3 gramas de CLA por dia irá resultar numa perda de gordura muito modesta (Jeukendrup & Randell 2011).

2. Quais são os melhores exercícios para perda de peso?

Depende. Em primeiro lugar, você tem que determinar quais exercícios você gosta de fazer com regularidade. Uma combinação de exercícios resistidos e treinamento cardiovascular são a chave para o sucesso da perda de peso.
O treinamento resistido ajuda a preservar a massa muscular durante uma alimentação com restrição calórica. Além disso, o gasto energético aumenta ligeiramente depois de cada sessão de treinamento por aproximadamente duas horas. Para aumentar o gasto energético do exercício sem causar lesões por overuso, recomenda-se uma combinação de exercícios de levantamento de peso e exercícios cardiovasculares (isto é, ciclismo, treinamento elíptico, remo, escada, etc.).

3. Será que a taurina pode promover a perda de peso?

Talvez. Popularmente divulgada como um auxiliar para perda de peso, a taurina é um aminoácido que é necessário para o funcionamento do músculo esquelético normal. Um estudo ligou a ingestão de taurina com um aumento favorável na oxidação de gordura durante o exercício (Jeukendrup & Randell 2011). Investigações futuras são necessárias para determinar melhor a eficácia da taurina em programas de gestão de peso.

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