FUNCIONAMENTO INTESTINAL E O PROCESSO DE EMAGRECIMENTO!

O intestino é muito mais do que um órgão responsável pelo processo de digestão e absorção de alimentos e nutrientes. Também é responsável pela produção de neurotransmissores e hormônios responsáveis pelo processo de saciedade, pelo estímulo e liberação de diversos hormônios como a própria insulina e ainda podem influenciar na sensação de bem estar e relaxamento diário, como é o caso da serotonina. E como se não bastasse é responsável por grande parte da manutenção do nosso sistema imunológico.

Sim, aproximadamente 70% do seu sistema imunológico está no seu intestino, seja por ação direta de combate a entrada de micro-organismos nocivos bem como na produção de substâncias que auxiliam nas nossas células de defesa. Essas substâncias, a maioria das vezes, são produzidas por bactérias benéficas do seu intestino.

A presença de bactérias no seu intestino é essencial, porém, é necessário que haja um equilíbrio entre bactérias patogênicas (nocivas) e as benéficas. Este equilíbrio chama-se simbiose, e o desequilíbrio desta população de bactérias (Biota Intestinal) gera um processo conhecido com disbiose.

A disbiose pode ter relação direta ou indireta com vários sintoma. A produção excessiva de gases, sensação de estufamento ou empachamento intestinal, dores abdominais, constipação ou até mesmo diarreia, intolerância à lactose são diretamente relacionados ao intestino porém outros sintomas como alergias alimentares, oleosidade de pele e espinhas e até mesmo sintomas do nosso sistema nervoso, entre eles dificuldade de concentração, memorização, cansaço, sono, podem ser consequências do desequilíbrio das biota intestinal  e do processo inflamatório local.

Qual a relação disso com o ganho ou perda de peso? Em um processo de constipação intestinal, por exemplo, ou ainda má absorção intestinal haveria produção inadequada de neurotransmissores e hormônios produzidos no intestino (como CCK, NPY, Serotonina) que atuam no Sistema Nervoso Central responsáveis pela saciedade. Associado a isso o desequilíbrio de bactérias intestinais está relacionado a um aumento de bactérias patogênicas e desta forma a produção de toxinas produzidas por estas que atuam na parede intestina provocando lesões, diminuindo a absorção de nutrientes e ainda permitindo que alimentos não digeridos possam invadir o intestino sobrecarregando o sistema imunológico. Esta sobrecarga gera um processo inflamatório local, contudo o intestino tem uma superfície de contato muito extensa (poderia chegar a área de um campo de futebol) e isto provoca alterações em todo o metabolismo. Desta forma este processo inflamatório dificulta o emagrecimento e ainda gera retenção de líquidos e acumulo de gordura localizada.

Claro, isso não acontece de um dia para o outro. Muitos pacientes levam anos para todo este processo, mas isto explica por que muitos comem pouco e não conseguem emagrecer. Portanto, se seu intestino não funciona adequadamente, consulte um nutricionista o quanto antes.

 

 

BRAIAN CORDEIRO

Nutrição Esportiva e Funcional

Bacharel em Educação Física

Esp. Fisiologia do Exercício

www.braiancordeiro.com.br

 

Tem alguma dúvida?

Fale com
a Dofit

Dúvidas? Pode enviar sua mensagem e nossa equipe responderá por e-mail ou Whatsapp.

© DoFit. 2022 - Todos os direitos reservados
Criado por deu lucro