Faça intervalos para se proteger do diabetes tipo 2!!

Mulheres com risco de desenvolver diabetes tipo 2 podem ter uma solução simples para melhorar sua saúde. Um novo estudo da Universidade de Leicester em Leicester, Inglaterra, diz que quebrar a rotina de atividade sedentária com períodos de movimento ou em pé de 5 min regularmente tem sido associada a uma diminuição nos níveis de açúcar e de insulina no sangue.

Publicado em Diabetes Care (2016; 39 [1], 130-38), o estudo incluiu 22 mulheres na pós-menopausa com sobrepeso ou obesas com cerca de 66 anos de idade e que apresentavam riscos de desenvolver diabetes tipo 2. No primeiro dia, as participantes foram colocadas aleatoriamente em uma das três condições de tratamento: 1. período prolongado sentada de forma ininterrupta (7,5 horas); 2. período prolongado sentada levantando e ficando pé durante 5 minutos a cada 30 minutos; ou 3. período prolongado sentado e realizando uma caminhada por 5 minutos a cada 30 minutos. Independentemente da condição do tratamento realizado no primeiro dia, todos os participantes realizaram o protocolo de período prolongado no dia seguinte. As amostras de sangue foram coletadas antes e depois de cada uma das intervenções.

Na análise dos dados, os autores verificaram que “em comparação com a sessão em que ficavam sentadas de forma ininterrupta, aquelas que ficaram em pé apresentaram uma redução no aumento da glicose pós-prandial em 34% (em comparação com uma redução de 28% para aquelas que realizaram as caminhadas) e do aumento na concentração de insulina pós-prandial em 20% (37% para caminhadas) no dia da intervenção. ”

O que é ainda mais interessante é que os efeitos sobre os níveis de glicose persistiram até o dia seguinte para os dois grupos de intervenção e o grupo de caminhada também continuou a mostrar melhora nos níveis de insulina. Os pesquisadores acreditam que esses dados podem ser úteis para motivar as pessoas sedentárias, indivíduos com risco de se mover mais e melhorar a qualidade de saúde.

“Ficar na posição em pé habitual e realizar atividade física com baixa intensidade são comportamentalmente mais fáceis de introduzir no dia-a-dia  do que uma atividade física moderada a vigorosa e pode, portanto, fornecer intervenções mais atraentes na promoção da saúde metabólica”, concluíram os pesquisadores.

 

IDEA Fitness Journal, Volume 13, Issue 4

 

Tem alguma dúvida?

Fale com
a Dofit

Dúvidas? Pode enviar sua mensagem e nossa equipe responderá por e-mail ou Whatsapp.

© DoFit. 2022 - Todos os direitos reservados
Criado por deu lucro