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Continue a rolar!!

Uma pergunta muito comum nas academias é se o “rolo de espuma” rolando bom para mim? Para que serve o rolo de espuma? E quando devo usá-lo?
Rolos de espuma são ótimos para promover o fluxo de sangue para os músculos e ajudar com a limpeza de resíduos de produtos em nossos músculos produzidos durante o exercício.
O Foam roller (rolo de espuma) é uma forma rentável de receber uma massagem. Isso tudo soa brilhante, no entanto, precisamos entender mais quando e por que aplicamos a auto liberação miofascial com os nossos clientes.
Vamos olhar um pouco mais fundo nele

Com o tempo, os músculos e fáscia desenvolvem aderências ou “nós” e pontos de gatilho, que diminuem a capacidade de nossas fibras musculares para deslizar umas sobre as outras. Aplicando técnicas de rolamento para estes tecidos miofasciais disfuncionais pode ajudar a quebrar aderências e aumentar o fluxo de sangue para estas áreas, que por sua vez irão promover a eliminação de toxinas e substâncias químicas causadoras de inflamação dentro dos tecidos. Esta é uma abordagem semelhante à aplicação de outras técnicas de tecidos moles e massagem manual.
Quando olhamos um pouco mais perto no entanto, algumas perguntas começam a surgir.
Se um músculo tornou-se tenso ou encurtado, ele não escolheu fazer isso para ser um pouco estranho, ele fez isso para impedir-nos mover de forma não natural e potencialmente prejudiciais. Se agora aplicarmos técnicas para liberar e tirar a tensão desses músculos, estamos permitindo que o corpo possa fazer algo que está tentando evitar? Por exemplo, se o quadrado lombar tornou-se rígido para impedir o movimento excessivo na coluna lombar e soltarmos ele, isso poderia ter consequências graves? Os foam rollers podem tirar sensações de rigidez e geram um alívio muscular, mas também podem cria a possibilidade de movimentos indesejáveis das vértebras lombares, o que vai causar lesão durante exercícios como levantamento terra ou agachamento.
Outras técnicas de liberação comuns agora estão sob invertigação. Classicamente, nós rolamos a banda do trato iliotibial (TI) que está normalmente tensa. Agora a banda de TI, como sabemos, é uma estrutura fascial (essencialmente um tendão longo). A maioria dos treinadores concordam que afrouxar um tendão não é ideal. Os tendões são destinados a fornecer uma estrutura forte, de tração para os músculos para puxar. Parece que estamos ignorando isso ao aplicar o foam roller na banda do TI, o que leva problemas a articulação ou na parte inferior das costas. Ao tratar um cliente com quadril ou parte inferior das costas se você perguntar: “você faz a autoliberação miofascial no TI?” Em 90% das vezes a resposta é “sim”.
O corpo é um Mestre de Compensação

Na maioria dos casos, tensão muscular, aderências e pontos de gatilho são desenvolvidos por causa de padrões de movimento alterados que geram tensões sobre as nossas estruturas miofasciais. O corpo é um mestre em compensação – que tem de se adaptar para a nossa vida cotidiana, o que nem sempre é para melhor. Isto é crucial para nós, mas é por causa destes padrões de compensação que sentimos a necessidade de rolo de espuma. Se pensarmos logicamente no entanto, a maioria dos nossos padrões de compensação ocorrem na posição de pé ou sentado, enquanto as técnicas de espuma de rolamento são aplicados na posição prona, supina ou deitada de lado. Infelizmente, em tais posições, onde não temos de resistir às forças da gravidade, há menos necessidade de tensão muscular e do sistema nervoso irão comportar-se de maneira muito diferente de quando necessário para responder às posturas eretas. Isso faz sentido?

Ao fixar um cliente que não devemos tentar replicar as demandas colocadas em seus sistemas nervosos / proprioceptivos podemos gerar verdadeiramente mudanças significativa e sustentáveis?
Também gostaria de perguntar por que tantos de nós acabam repetidamente utilizando om foam roller nas mesmas áreas problemáticas, sessão após sessão. Eu acredito que, essencialmente, temos que fazer isso porque as técnicas de espuma de rolamento não alteram a mecânica do movimento. Quando você terminar a sua sessão de espuma de rolamento e levantar-se, seu corpo retorna rapidamente ao seu comportamento anterior, simplesmente porque não foi ensinado nada novo para o corpo. Consequentemente, as mesmas áreas serão excesso de trabalho, tornando-se repetidamente hiperativas, rígidas e doloridas!

Portanto, em geral, o rolo de espuma libara os pontos de gatilho e áreas de tensão e nos faz sentir melhor. Muitos atletas e outros usam a liberação miofascial e ganham grandes resultados a partir dela, mas espero que alguns dos pontos acima ilustram que é essencial que seja aplicado com grande pensamento e somente quando necessário. Essencialmente, o foam roller pode ser potente, da mesma maneira como a massagem pode, mas tem de ser utilizado em combinação com um programa de formação de padrão de movimento e re-formação. Este processo deve começar com uma avaliação abrangente estática, e, mais importante dinâmica, postural para destacar padrões de movimento disfuncionais. O rolo de espuma pode, então, ser aplicado a tecidos problemáticos, mas apenas se integrado com um programa de exercícios alvo baseados em movimentos.

Conclusão

Em conclusão, sempre iniciem um programa de treinamento com uma avaliação postural, e considerem o papel da liberação miofascial com o rolo de espuma, ao abordar os resultados dessa triagem. Acima de tudo, garantir que você considera como rolamento de espuma para seus clientes podem apoiar na correção do exercício baseada em movimento. Os nossos programas devem refletir a natureza multiplanar e resistindo a gravidade do movimento humano. Rolos de espuma não deve ser usada isoladamente, mas como ferramenta de apoio para facilitar o objetivo final do movimento humano saudável.

O rolo de espuma pode, então, ser aplicado a tecidos problemáticos, mas apenas se integrado com um programa de exercícios alvo baseados em movimentos. Rolos de espuma não deve ser usada isoladamente, mas como ferramenta de apoio para facilitar o objetivo final do movimento humano saudável.

Perry Howard | 16 Jul 2015

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