Hoje, temos o maior número de pessoas “bem educadas”, incluindo um número esmagador de pessoas com mestrado e doutorado que ganham muito menos do que deveriam com base no estatuto educacional. De fato, algumas estatísticas dizem que aproximadamente 50 por cento dessas pessoas não usarão mesmo seus diplomas em um campo relacionado em cinco anos de graduação.
Como proprietário de várias empresas e consultor de muitas outras e corporações, um dos mais frequentes comentários que ouço de gestores e empresários de alto nível é que parece haver uma grave falta de senso comum entre a força de trabalho de hoje em dia. Pessoalmente, não sinto que há uma falta de senso comum ou inteligência. O que sinto é que sofremos de um sistema acadêmico que se tornou um veículo para a programação corporativa ao invés de um aprendizado efetivo. Quando a educação é embalada com a intenção de ensinar às pessoas habilidades genuínas para resolução de problemas, eles rapidamente se elevam ao seu potencial.
Esta abordagem não inclui programação para que sejam “bons funcionários” que não questionam a doutrina do mundo corporativo. A educação real oferece aos alunos a chance de tornarem-se pensadores independentes e racionais, uma oportunidade de aprender a ver e agir sobre a necessidade de melhoria e uma chance de alcançar resultados genuínos!
Muitas pessoas encontram-se presas em uma implacável busca por mais e mais educação. Infelizmente, poucos melhoram. Por quê? Porque eles estão apenas obtendo informações, não CONHECIMENTO!
Informação não é conhecimento até que seja aplicado e melhore a eficiência ou o resultado em um ambiente específico para a aplicação pretendida. Digo aos meus alunos que a informação não é conhecimento até que esteja mudando a vida de alguém para melhor! A informação é como um imã da geladeira que fica lá esperando alguma coisa para segurar. Conhecimento só vem quando você testa o imã para ver quantos pedaços de papel ele irá segurar, se ele irá segurar suas chaves do carro, se você vai pendurar alho nele, clipes de papel ou tudo acima! Quando as pessoas têm aulas após aula e curso após curso, tudo o que elas fazem é compilar informações. Isso é um paradoxo quando você olha para o que significa “informação”. “Informação” significa, literalmente, em formação. Quando um grupo de soldados está em formação, eles estão trabalhando juntos como uma unidade muito mais eficaz do que quando eles trabalham individualmente. Se você der aos soldados mais informações do que eles podem usar, você tem um grupo de homens e mulheres que são mais propensos a sofrer de confusão e prejudicar uns aos outros em nome da paz e progresso
2 Dicas para aprender efetivamente
Ter um propósito abrangente ou uma agenda específica para seus estudos.
O mundo de hoje é tão cheio de informação e tão imediatamente acessível através da Internet e outros meios eletrônicos que se você não focar no seu esforço educacional, você irá, literalmente, afogar-se em informações. Você cairá fora da formação! Quanto maior o propósito em geral, mais específico você deve ser. Por exemplo, se seu objetivo é aprender sobre mecânica, você precisará ser muito mais específico quanto a que informações você precisa considerar já que um automóvel é um sistema de sistemas. Você quer aprender sobre eletrônica, hidráulica, fornecimento de combustível, combustão interna, suspensão ou trabalho corporal? Cada sistema dentro do carro pode ser muito complicado, então você deve aplicar a mesma tática para esse sistema específico. O que exatamente eu quero aprender agora? Se você quiser reparar seus freios e você tem freios de disco, você pode primeiramente necessitar aprender os princípios do reparo dos sistemas hidráulicos e então estudar a aplicação específica a seu tipo de freios.
Determine a necessidade de conhecimento teórico e prático
Hoje em dia, uma enorme quantidade de informação é baseada em teoria. Informações baseadas em teorias são tipicamente usadas para explicar algo que ainda não foi explicado ou comprovado no sentido newtoniano da palavra. Teorias são comumente procuradas quando alguém descobre que um determinado método de fazer algo funciona, mas eles não entendem como. Por exemplo, ainda não sabemos exatamente como os elétrons vêm a ser, nem sabemos como a Aspirina realmente funciona, então geramos teorias (e passamos muito tempo discutindo sobre elas).
Se você precisa consertar os freios do seu carro e não sabe como ensinar a si mesmo, você pode facilmente passar semanas ou meses lendo artigos sobre teoria da hidráulica/frenagem e ainda não ter noção de o que é um cilindro hidráulico! O conhecimento prático é o conhecimento de como praticar algo. Se você quer consertar seus freios, você precisa de informações que lhe deem a prática ou as etapas práticas para reparar o freio. O ponto chave é que, embora possamos discordar sobre a teoria de como um carro para, seu automóvel não vai parar com segurança até que você obtenha a informação (prática) correta. Então, você deve escolher estudar e usar apenas a informação para que você possa se manter em formação. (ou seja, para que você possa elevar e usar suas habilidades).
Fonte: www.ptonthenet.com