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8 fatos fascinantes sobre a Fáscia (Parte 1)

by Derrick Price, MS

O que você precisa saber sobre o treinamento das linhas miofasciais?

 

A Fáscia tem sido o centro das atenções na indústria do fitness como um dos temas mais quentes nas conferencias mais recentes sobre montagem de treinamento, workshops e publicações. No entanto, depois que a poeira baixar, os profissionais do fitness e wellness ainda ficarão coçando a cabeça e se perguntando: “Ok, ótimo, é importante, mas o que eu faço com ele? ”

Um ótimo lugar para se começar a entender melhor é ler o artigo Thomas Myers, publicado em abril de 2011 no IDEA fitness Journal intitulado “Fascial Fitness: treinando na rede neuromiofascial” ele fornece ao profissional um arsenal de pesquisas e idéias sobre como treinar a rede fascial. Se isso instigar você a procurar por um estudo mais aprofundado, procure pelo livro do mesmo autor chamado “Trilhos anatômicos: maridianos miofasciais para terapeutas manuais de 2001 (Churchill Livingstone , 2001), que oferece uma perspectiva única sobre design interno do corpo e provocou a investigação sobre fáscia (ou tecido conjuntivo) e seu papel no movimento e função humana.

Este artigo oferece 8 pontos importantes sobre fascia e fitness.

 

  1. Miofascia é uma matriz 3D

A Fáscia forma uma matriz tridimensional contínua de apoio estrutural em torno de nossos órgãos, músculos, articulações, ossos e fibras nervosas ao redor do nosso corpo todo. Este arranjo fascial multidimensional e multidirecional também nos permite mover em várias direções (Myers 2001; Huijing 2003; Stecco 2009).

 

  1. A Fascia é um transmissor de força

Você já viu os atletas de parkour saltando de alguns prédios de dois ou três andares, amortecendo a queda e fazendo uma transição suave para uma corrida ? Como as articulações não explodem com o impacto da queda?

A resposta é que a força interna (de músculo) e força externa (gravidade e reação do chão) são transmitidas e dispersadas pelo corpo primeiramente através da rede fascial (desde que a força não seja tão grande). Fáscia ajuda a evitar ou minimizar o estresse localizado em um determinado músculo, articulação ou osso, e isso ajuda a reduzir o momento criado a partir pelas forças, principalmente por meio de suas propriedades viscoelásticas. Isto protege a integridade do corpo enquanto que ao mesmo tempo minimiza a quantidade de energia gasta durante o movimento.

As linhas miofasciais representadas no livro trilhos anatômicos nos dão uma imagem mais clara de como a fáscia atenua o stress e força através do corpo, dependendo da direção e aplicação de força (Myers 2001; Huijing 2003; Sandercock & Maas 2009).

 

  1. Repetição é bom e ruim

A lei de Davis afirma que os tecidos moles, uma forma da fáscia, vai se remodelar (tornando-se mais duro e mais denso) ao longo das linhas de estresse (Clark, Lucett & milho 2008). Isso pode ter benefícios em um  curto prazo e consequências a longo prazo. Quando praticamos um movimento repetitivamente, o tecido mole vai se remodelar na direção do movimento desejado para que o tecido se torne mais forte para trabalhar naquela direção em particular. A exposição a repetições por um longo período de tempo pode fazer com que a fáscia fique mais rígida ao longo da linha de tensão, mas fraca em outras direções, resultando num possível aumento de stress na própria fáscia ou imobilidade nas articulações vizinhas quando se deslocam em sentidos diferentes. O mesmo pode ser dito pela falta de movimento, como quando adotamos posições sentadas ou em pé por longos períodos durante dias, meses e anos.

 

  1. Fáscia pode curar e ajudar na hipertrofia

Um estudo realizado em 1995 demonstrou que o estress mecânico (exercício) pode levar a hipertrofia de um ligamento, uma forma de fascia (Fukuyama et al. 1995). Novos estudos demonstram que o sistema da fascia tem a habilidade de se regenerar após ser machucado. Um outro estudo encontrou algumas pessoas com lesão no ligamento cruzado anterior (LCA) foram capazes de retornar à função normal sem cirurgia e apresentaram o LCA completamente curado (Matias et al. 2011). À medida que aprendemos mais, poderemos ver novos tipos de técnicas de reabilitação, bem como mudanças no que acreditamos ser a forma ideal para alguns exercícios.

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