As dores nas costas estão aumentando e piorando no mundo, apesar de todo o dinheiro, tecnologia, pesquisas, medicamentos, restrições, aparelhos, cirurgias e nossas tentativas inúteis de isolar as costas como a culpada.
Desde quando nós nos tornamos uma sociedade tão fraca e sensível que tem medo de usar nossos corpos? Mais poder cerebral e tecnologia estão disponíveis hoje do que nunca e nós estamos nos afastando ainda mais das respostas.
Há um grande motivo para eles não avançarem na pesquisa das dores nas costas; eles ficam isolando as costas. As costas estão conectadas com todo o resto do corpo, até mesmo seu dedão do pé. Os dois. É muito legal conhecer toda a anatomia e saber como ela ‘deve’ funcionar, mas isso não significa nada no jogo do movimento e da dor.
POR QUÊ?
O segredinho sujo que ou eles não sabem, ou não dizem a você, ou recusam a acreditar é que as costas nunca se comportam da mesma forma com todo mundo.
O que as costas fazem, quando fazem, e como fazem dependem de algumas coisas:
- O indivíduo
- A tarefa
- O ambiente.
Em outras palavras: Quem você é, o que você está fazendo e onde você está fazendo importam!
Por onde devem começar?
Um bom ponto inicial é sair das costas. Olhe para outro lugar. Isso faz sentido? Isso é bom senso. Você tem todo o direito de explorar diferentes caminhos e abordagens para aliviar sua dor quando você já fez de tudo que os médicos dizem que ‘deve funcionar’ e ainda assim suas costas doem.
É hora de ir pelo caminho da loucura.
Então vamos em frente..
Seu padrão de respiração precisa de atenção
Pare de respirar com o pescoço e o peito, porque isso está matando suas costas. Respiração e respiração consciente não são a mesma coisa. Respiração todo mundo faz, ou estaríamos mortos. Respiração consciente requer atenção e esforço. A respiração consciente é a chave para a estabilização espinhal. O cilindro central do diafragma, assoalho pélvico, abdominal transversal e multífido o mantêm fortalecido e seguro. Assim como um abraço de sua mãe.
Eles formam o que é conhecido como Núcleo Intrínseco.
Diafragma
Abdominal transverso
Músculos do assoalho pélvico
Multífido
Se você não tem este cilindro de suporte, você não tem estabilidade. Se você tem dores nas costas, você precisa garantir que este sistema funcione. Comece a respirar com sua barriga, suas costas e costelas. Imagine encher um balão por inteiro. Não encha apenas a frente do balão (a barriga).
Seus pés são burros
Tire suas camisinhas de pés (sapatos). Seus pés devem sentir muito o chão (ambiente). Se você usar sapatos, você não sente a mesma coisa. Assim como uma camisinha. Oh, você sentirá alguma coisa, mas não é a mesma coisa. E sim, isso significa tirar suas meias também.
Você tem dúvidas de que os nervos de sua lombar vão até seus pés? Ora bolas, por que não mostrar um pouco de amor pela extremidade mais distante dos nervos para fazer suas costas se sentirem de forma diferente? Massageie seus pés todos os dias e ande sobre muitos tipos diferentes de superfícies.
A sola de seu pé possui uma conexão rápida com o seu pé para dar a sensação de onde seu corpo está no espaço e no tempo. A pele no chão ajuda os músculos em sua lombar a funcionarem melhor.
Você nunca deita no chão de propósito
Certo, admita. Quando foi a última vez em que você realmente se deitou no chão de propósito? A maioria de nós só faz isso quando caímos ou quando tivemos uma noite difícil no fim de semana. Isso é muito ruim, porque o chão possui magia. Cada fibra em seu corpo foi feita para te tirar do chão. A primeira coisa que acontece quando você coloca mais de seu corpo no chão é se sentir mais seguro e mais estável. Quanto mais seguro seu cérebro se sentir, mais movimento ele fornecerá a você.
O chão nunca mente. Ele sempre fornece um feedback da posição de seu corpo, ao invés de afundar como um marshmallow em colchão. Quanto mais pele você tiver em contato com o chão, mais informações sensoriais seu cérebro recebe para ajudar as costas.
A pele e o cérebro vêm do mesmo tecido neurodesenvolvimental conhecido como o ectoderma. Estimular a pele é uma forma neural de ajudar seu cérebro a mitigar a dor.
Três Camadas Primárias de Tecido
- Ectoderme: a camada externa, é a primeira a se formar. Gera a epiderme e o sistema nervoso.
- Mesoderme: camada média, começo dos músculos, ossos e a maioria dos sistemas circulatório, urinário e reprodutivo.
- Endoderme: camada de tecido interno primária, começo do revestimento do trato digestivo e dos órgãos derivados dele
Embrião na Terceira semana
Coração
Fluido amniótico
Âmnio
Trato digestivo
Pele
Cordão nervoso
Cório
Extremidade da cauda
Tronco corporal
Saco vitelino
Ectoderme – Mesoderme – Endoderme
Teoria da camada germinativa. Os órgãos do corpo se desenvolvem de uma das três camadas germinativas, conforme indicado.
Então comece a mover o resto de seu corpo que não dói e você pode começar a se sentir melhor nas costas. Ou você pode se sentar seu traseiro instável em uma cadeira o dia todo, isso depende de você.
Eu não estou dizendo que você não deveria fazer intervenções terapêuticas ou médicas. Com certeza você deve fazer isso. Eu estou supondo que você já fez todos os testes e avaliações conhecidos no universo e ninguém consegue entender isso. Ou eles deram o diagnóstico de uma dor na lombar não específica. Essa é uma forma chique de dizer que eles não fazem ideia do motivo de suas costas doerem.
Quando você ficar cansado de seguir os conselhos tradicionais e quiser retomar o controle de sua vida, comece a fazer essas três coisas simples. E se elas não ajudarem? Bem, você acabou de aprender algo sobre seu corpo e você precisa usar outra abordagem. Seja mais ativo. Nos meus 25 anos ajudando pessoas com dores nas costas, incluindo as minhas, eu nunca vi um caso que não melhorou pelo menos um pouco com esses três hábitos.
Eu irei terminar com as palavras do doutor mais inteligente que eu já conheci, ‘Às vezes as perguntas são complicadas e as respostas são simples.’ –Dr. Seuss
Vejo você no chão. Traga seu sorriso e sua magia.
Fonte: Stopchasinginpain
Dr Perry