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A alfabetização do movimento

de Jemmarie Scordino M. Ed, FAFS. Exercise Physiologist

Você possui a alfabetização do movimento? Provavelmente está coçando a cabeça e se perguntando, “o que é alfabetização do movimento?”. Nós entendemos a alfabetização da leitura e até mesmo da matemática, mas nunca do movimento. Acompanhe a leitura e entenda como funciona.

De fato, o que é Alfabetização do Movimento? O desenvolvimento progressivo e sistemático das habilidades funcionais individuais.

Todos nós precisamos nos movimentar. Por esse motivo é essencial aprender como nosso corpo é projetado para o movimento. Assim, nós podemos ser mais eficientes nas nossas atividades diárias e diminuir a chance de uma possível disfunção do movimento (DOR). Vamos explorar o estudo do movimento e como você, progredindo propositalmente através do esforço físico, pode aprimorar o vocabulário do seu movimento e estabelecer um plano que te levará em direção à sua alfabetização.

Um dos pilares da alfabetização do movimento é que o nosso corpo trabalha em três planos. Os três planos se dividem em sagital (flexão e extensão), frontal (abdução e adução) e transversal (rotação direita e esquerda). Apesar do vocabulário parecer novo, a ideia é um senso comum quando observamos o movimento do corpo.

Analise a maioria das rotinas das academias e perceba que um plano de movimento desempenha um papel muito importante, sagital. Muitas pessoas gastam a maioria do seu tempo flexionando com alguma extensão. Eles ocasionalmente se exercitam em alguma abdução e adução e, para uma pequena minoria, o plano transversal se faz presente. Como sua rotina está agrupada? É hora de adicionar alguns movimentos laterais ou de rotação?

Outro princípio da alfabetização do movimento é que estamos sujeitos às leis da física na natureza: a lei da gravidade e a força de reação do solo. A gravidade sempre estará nos pressionando para baixo, assim como o chão nos empurrando para cima enquanto nos movemos.

Carregar e explodir é um conceito importante dessa alfabetização. Nós podemos explorar a ideia através do exemplo de um elástico. Se um elástico é recolhido e esticado, damos a ele uma “carga” ou energia potencial. Quando soltamos o elástico, ele “explode” e libera energia cinética. Nossos músculos trabalham de um jeito muito parecido; se nós não dermos a “carga’ a eles primeiro, eles não nos darão a “explosão” apropriada.

O corpo é um sistema

Examinando os princípios da alfabetização do movimento, nós podemos entender como o corpo é um sistema composto de reações em cadeia. O corpo humano é uma máquina complexa formada de muitos músculos, fáscias, ossos, tendões, e ligamentos. Todos trabalham juntos (sinergicamente) para criar os movimentos que nós precisamos para nossas vidas diárias se tornarem bem-sucedidas.

Essa geração em cadeia normalmente começa nos nossos pés. A maioria das pessoas não sabe que 25% de todos os ossos presentes no nosso corpo estão nos nossos pés. Cada pé é formado de 26 ossos no total, combinados com 33 articulações, 107 ligamentos e 19 músculos. Quando nos movemos, nossos pés tocam o chão e esse impacto inicial provoca uma reação em todo o restante do corpo. Se o pé for incapaz de se mover como deve, as forças que deveriam ter se dissipado e espalhado, agora voarão pelo sistema. Com esse impacto, uma parte do corpo, mais acima da cadeia, experimenta um choque de força maior que pode levar a padrões de compensação, dor e até mesmo ferimentos.

Muitas vezes, isso é sentido como uma pontada nos joelhos, um movimento brusco nas costas ou pode até como uma dor no ombro. Uma vez que o corpo é capaz de distribuir forças, a cadeia se quebra e parte dela sofre um impacto muito maior do que o habitual. Com o passar do tempo você começará a sentir o desconforto. Então, quando você sente essa pontada, não culpe de imediato o ponto da dor (a não ser que você tenha sofrido um acidente específico). Observe acima e abaixo dele. Veja se algo está duro, apertado, fraco ou simplesmente não está do jeito como deveria. Muitas vezes, se você pesquisar a falta de movimento de fluídos, você encontrará a resposta para restaurar o movimento sem dor.

A movimentação como uma dança

“Isso parece dança”. É uma frase que eu frequentemente ouço dos observadores quando eu estou treinando. Minha resposta sempre é, “Sim, é mesmo – também parece futebol, golfe, tênis, correr atrás dos seus filhos (netos), jardinagem e uma série de atividades cotidianas”. É desse jeito que deveria acontecer, se você quer ser o melhor em qualquer esporte ou atividade preferida.

Você praticaria e se desenvolveria gastando a maior parte do tempo no chão, sentando ou deitado de costas? Para a maioria das atividades a reposta poderia ser NÃO! A maioria das atividades que realizamos, seja no esporte ou na vida cotidiana, exige que permaneçamos na posição vertical e movimentemos várias partes do corpo em várias direções ao mesmo tempo.

Agora, eu não estou dizendo que você nunca deve fazer um exercício sentado ou deitado, mas você sempre pode considerar como precisa que seu corpo se mova perfeitamente numa atividade específica. Se um indivíduo gasta seu dia todo sentado diante uma mesa, ou no carro, faria sentido passar mais uma hora sentado na academia? O corpo prospera quando pode se movimentar nos padrões fundamentais (caminhando, investindo, agachando, alcançando, puxando, empurrando, pulando e fazendo levantamentos). Quando nós temos liberdade e fluidez dos movimentos nos três planos de movimento, podemos nos destacar em qualquer habilidade e tarefa que precisamos realizar.

Na vida, nós não nos movemos isoladamente: os quadríceps nunca andam sozinhos; o deltoide não faz uma cesta de três pontos sozinho. Embora as vezes seja apropriado concentrar nosso treinamento em uma área específica, nós devemos sempre lembrar da importância de olhar para o corpo como uma cadeia, onde cada segmento tem uma influência direta e indireta no todo.

A partir dessa compreensão nos tornamos capazes de criar programas que nos permitem DANÇAR! Seja dançando no campo de atletismo, no quintal ou em qualquer lugar que você deseje estar em ação, criar articulações felizes e músculos fortes e equilibrados com movimentos de fluxo livre, nos ajudará a continuar dançando ao longo da vida.

 

Curtiu o assunto e quer saber mais sobre movimento? Este artigo está cheio de informações e dicas interessantes!

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